Saiba como acelerar a implementação do método de produção Kanban

Equipe TOTVS | Biblioteca | Uncategorized | 01 outubro, 2018

Dizem que as crises são excelentes momentos para se descobrir oportunidades e foi exatamente isso que aconteceu com esta fábrica de eletrodomésticos no caso a seguir.

Com a retomada da economia em 2017, as demandas começaram a crescer. O calor do verão alavancou as vendas de ventiladores e condicionadores de ar.  No entanto, parecia haver algo de errado na estratégia de produção adotada até aquele momento porque o cenário continha: pedidos atrasados, estoques de materiais desnivelados e além disso, peças e componentes espalhados pelos corredores. E nos centros de trabalho folhas e mais folhas de ordens de produção aguardando uma ação, perdidas no processo, fichas de apontamento manuscritas de forma apressada (tinham que correr para atender todos os pedidos), tudo isso gerava muitas discussões com o pessoal da contabilidade, pois controlavam os custos de cada subconjunto do produto final.
.

Um novo gerente de produção foi contratado e ao chegar deparou-se com este grande desafio. Ele sabia que era importante reduzir os desperdícios e aumentar a velocidade dos materiais dentro da fábrica e agiu rápido. Na sua reunião com a diretoria conseguiu aprovação para aplicar o conceito de JIT (Just in Time) e a utilização do método Kanban em uma linha inicial, para fazer um piloto e capacitar o time no novo modelo.

O Kanban, ferramenta da produção enxuta (ou Lean Manufacturing), busca agilizar a movimentação dos materiais através da simplicidade, foco com controles visuais e atribuição de responsabilidades (autonomia).

Para isso utilizam cartões que contém informações essenciais de cada componente, definindo pequenos lotes de movimentação (Kanban). Os cartões são colocados em quadros com faixas coloridas indicando o nível de criticidade e prioridade que os itens devem ser entregues.

MAN_MAR_Quando_mudar_e_a_solucao_mais_simples

Como a demanda (pedidos de vendas ou programação de entrega) é quem dita/puxa o ritmo neste modelo de produção, o cartão kanban passa a definir o momento da movimentação ou produção dos componentes utilizados nas montagens, permitindo uma administração mais visual e ágil, bem como a eliminação das ordens de produção destes componentes. Este formato traz muitos ganhos ao processo porque elimina controles paralelos que não agregam valor ao produto durante sua fabricação.

Contudo, o novo gestor tinha outro obstáculo: o tempo!  Precisava de velocidade pois a credibilidade da empresa estava em jogo.

O método era bom, mas exigia disciplina e atenção de todos. Os cartões físicos circulavam pela empresa e eram facilmente perdidos, esquecidos no bolso do avental, e às vezes até seguiam com a mercadoria para o cliente final. Também exigia foco constante na reprogramação das quantidades de cartões e do tamanho do kanban para balancear os estoques dos componentes ao ritmo das linhas e células de trabalho.

Ele começou a fazer uma pesquisa por soluções e acionou sua fornecedora de sistemas e tecnologia, a TOTVS, que ao ouvi-lo apresentou exatamente um novo software para o controle do kanban de forma eletrônica, mais ágil e conectado.

Conhecendo a filosofia, e com um aplicativo que facilitaria a adoção do método a implementação do piloto foi um sucesso, e com benefícios extras da nova ferramenta:

  • Eliminou a perda de cartões;
  • Substituiu o quadro físico por digital;
  • Ganhou um gerenciamento eficiente do fluxo e localização dos cartões no processo (Supermercado, Quadro, Fila de Programação, Bloqueio e Cartões em Transporte);
  • Agora recalcula automaticamente a Pilha Kanban (antes feita arduamente sobre planilhas eletrônicas – sempre em função da demanda atualizada);
  • Seus relatórios, consultas e indicadores gráficos são digitais e em tempo real proporcionando o Kaizen (melhoria contínua dos processos de cada célula de trabalho e das linhas produtivas);

MAN_MAR_Tela_quadro_de_programacao_e_producao

Aprovado o piloto, a fábrica inteira irá adotar agora o método e há muita expectativa para bons resultados neste ano, com menores custos, estoque melhor nivelado e clientes mais satisfeitos com entregas e qualidade em dia.

Organização, disciplina e método são fatores que em conjunto às novas tecnologias da Manufatura Avançada irão elevar a sua produtividade e eficiência, aumentando a rentabilidade do capital investido na produção.

Para saber mais sobre como avançar sua manufatura para a Indústria 4.0, com a Transformação Digital, entre em
contato com seu canal de atendimento TOTVS, ou ligue para 0800-7098-100.

Nota: O e-Kanban está disponível para a linha Datasul nos releases 12.1.14 ou superior, e estará disponível para a linha Protheus no início do segundo semestre de 2017.

*Obs: Esta foi uma história fictícia para ilustrar uma quebra de paradigma muito comum das nossas indústrias brasileiras, mas pode acontecer na prática, inclusive na sua fábrica. Conte com a TOTVS neste processo.

Marcado: TOTVS digitaliza o tradicional kanban da indústria.



Call to action para baixar o e-book de indústria 4.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *