5 benefícios da automação comercial para empresas

O setor empresarial está cada vez mais dependente dos meios tecnológicos. Um mecanismo que vem mudando a forma de trabalho nos negócios é a automação comercial, um processo que serve para automatizar processos e simplificar o atendimento e as operações dentro de uma organização.

Compreender sua importância pode ser o diferencial para uma empresa no que tange ao atendimento mais ágil, com maior qualidade, além de evitar erros e retrabalhos. Assim, esse sistema é capaz de diminuir a necessidade de intervenção humana, facilitando o trabalho de todos os envolvidos que atuam no ramo comercial.

Para entender melhor sobre o assunto, preparamos este post para você conhecer 5 benefícios que essa automação proporciona para as empresas. Confira agora!

O que é automação comercial

A automação comercial refere-se à aplicação de mecanismos e ferramentas tecnológicas, ou seja, um sistema que torna todos os processos da empresa automatizados para melhorar a eficiência nas vendas, controle interno, atendimento, entre outros. Sua função é agilizar as atividades que, geralmente, são feitas de forma manual, melhorando a produtividade da empresa.

Quando se fala em um sistema de automação comercial, a primeira questão a se pensar é em uma solução em que seja possível parametrizar atividades e torná-las sequencialmente automáticas. No setor comercial de um negócio, por exemplo, utiliza-se o Customer Relationship Management (CRM).

Esses softwares podem ser personalizados para atender às demandas específicas de cada empresa, garantindo, assim, que as suas necessidades sejam supridas. Contudo, antes de adquirir esse tipo de programa, é recomendável verificar se o novo sistema é compatível com os equipamentos da empresa, além de averiguar se tudo funcionará como o esperado.

Nova call to action

Benefícios da automação comercial para as empresas

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios em utilizar a automação comercial na sua empresa.

1. Melhoria de atendimento

Por meio da automação comercial, torna-se possível que a empresa organize um registro do histórico de cada cliente que passa por ela. Esses dados são bastante eficazes, pois permitem práticas de fidelização do consumidor, como atendimentos customizados ou, até mesmo, direcionamento correto de ofertas.

2. Eficiência operacional

A partir do momento em que as informações essenciais do negócio ficam registradas e seguras — devido à automação comercial —, a equipe de trabalho pode, dessa forma, direcionar seus esforços às tarefas-fins da empresa. Assim, a consequência disso é que a organização apresentará muito mais produtividade e eficiência nas suas estratégias operacionais.

3. Diminuição de custos

Utilizando automação, as atividades e os processos ineficazes podem ser detectados, o que reduz de forma considerável a perda de capital e tempo. Além do mais, com essa tecnologia, há uma diminuição dos custos com trabalhos extras e ocorrem menos erros no decorrer das tarefas diárias.

Isso significa uma redução na folha de pagamento, já que haverá diminuição de pessoal e redirecionamento de recursos para atividades produtivas, ampliando, assim, a lucratividade da empresa.

4. Redução do tempo de trabalho

A automação faz com que o tempo para realizar cada tarefa na empresa diminua. Atividades que antes só eram praticadas de forma manual, inclusive as burocráticas, dão espaço para os meios tecnológicos, simplificando todos os tipos de trabalho.

5. Integração de setores

A automação comercial é capaz de integrar todas as áreas de uma empresa. Isso permite que haja melhor avaliação do histórico de crédito de clientes, maiores fontes de informações, cruzamento de dados e muito mais.

Além do mais, a solução auxilia no entendimento de como está a situação financeira de cada consumidor (observando a possibilidade de cumprimento obrigacional de cada um deles). Assim, é possível determinar critérios de políticas de crédito específicos para cada cliente da empresa.

Conheça ferramentas de automação indispensáveis

Confira agora algumas das principais soluções voltadas para a automação comercial.

ERP

O Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial é um sistema que otimiza a administração dentro das empresas, automatizando os processos e integrando áreas como a de vendas, estoque, finanças, contabilidade, recursos humanos, produção, fiscal e logística.

Esse software cria uma base de informações operacionais que simplifica tudo o que acontece nos diferentes departamentos de um negócio, fazendo com que eles trabalhem de forma sincronizada, evitando, assim, despesas desnecessárias e retrabalhos. Essa solução oferece diversos benefícios e é uma opção viável para automatizar a sua área comercial.

CRM

Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é um conjunto de práticas, tecnologias e estratégias de negócios direcionadas ao cliente. É uma solução utilizada para gerenciar e analisar as interações com os seus consumidores, antecipar as suas necessidades, aumentar as vendas e captar novos clientes.

O CRM armazena conteúdos e essa plataforma reúne e integra informações valiosas para preparar e atualizar seus colaboradores sobre o histórico, os dados e as preferências de compra dos clientes.

O que torna essa ferramenta tão importante é a forma como ela usa essas informações para gerenciar contas, oportunidades de vendas e leads em um único software.

Nova call to action

Gestão financeira

Esse tipo de sistema é capaz de profissionalizar a gestão do seu negócio, colocando todos os dados em um só lugar. Assim, é possível gerenciar os processos e organizar o seu cotidiano pelo computador, smartphone ou tablet.

Assim, esse software apresenta as funcionalidades fundamentais para gerir uma empresa, agrupando funções de faturamento, financeiro, estoque, compras e ordem de serviços, tudo em um só lugar.

Veja como a TOTVS pode ajudar a sua empresa

Contamos com soluções completas, flexíveis e que acompanham o crescimento da sua empresa. Nosso ERP disponibiliza funcionalidades e rotinas que automatizam toda a gestão empresarial, seja o seu negócio pequeno, médio ou de grande porte.

Além do ERP, também oferecemos várias outras ferramentas, como um CRM capaz de automatizar as suas vendas e deixar as suas equipes bem mais produtivas. Fica mais fácil compreender o comportamento do seu público, além de melhorar a previsibilidade de vendas.

Nossa solução fiscal, por exemplo, é constantemente atualizada conforme a legislação fiscal brasileira. Ela é capaz de calcular impostos, tributos, fundos etc., e a auditoria eletrônica realiza a checagem do envio de dados ao governo.

Enfim, são várias plataformas que a TOTVS oferece para a automação comercial da sua empresa. Aderir a essas ferramentas pode ser o diferencial competitivo que você busca no mercado atual. Investir nessas inovações deixou de ser apenas uma opção e se tornou uma necessidade nos dias de hoje para o negócio que deseja crescer.

E aí, gostou deste post? Entre em contato conosco e veja como as nossas soluções podem ser eficientes para a automatização da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *