Sistema para loja de roupas: importância e principais funcionalidades

Equipe TOTVS | 02 janeiro, 2023

Oferecer uma boa experiência de compra é uma questão básica para o varejo de moda. E o avanço da tecnologia tem mostrado aos empreendedores desse setor uma saída inteligente: um sistema para loja de roupas.

São diversas funcionalidades que esse software pode oferecer para melhorar as suas vendas. Desde processos mais organizados até um atendimento ao cliente otimizado, há muitos ganhos para a loja.

E, se você está querendo entender mais sobre essa solução tecnológica e como ela pode melhorar a sua empresa, vamos ajudar você com isso. A partir dela, você vai poder fazer a escolha ideal para sua loja. Boa leitura!

Por que investir em um sistema para loja de roupas?

O uso de softwares facilita as tarefas no cotidiano de uma operação. Mas, na prática, quais são esses ganhos? A seguir, vamos trazer os principais motivos de por que investir em um sistema para loja de roupas. Acompanhe!

Processos mais organizados

Ter uma administração do seu negócio próxima, inteligente e ordenada é o sonho de muitos gestores. E isso por si só já pode ser um grande motivo para buscar um software que favoreça esse cenário.

Todo o fluxo de atividades dentro da sua loja pode ser mais organizado quando você tem um sistema focado em lojas de varejo de moda. Isso acontece principalmente porque, por meio dele, é possível automatizar processos de gestão de estoque, pedidos e fretagem.

Ao mesmo tempo, essa ordenação do gerenciamento confere uma padronização na execução de tarefas. Como consequência, essa organização também garante ao seu negócio uma economia de tempo e um aumento da produtividade.

Nova call to action

Melhor gestão das finanças

O planejamento financeiro é essencial para o crescimento saudável de uma loja ao longo dos anos. No entanto, ele só se torna viável quando você sabe em que situação orçamentária a sua empresa tem operado.

Um sistema para loja de roupas também colabora para a compreensão financeira da sua loja. Isso acontece principalmente ao trazer dados relevantes sobre o faturamento e se integrar com outras ferramentas de controle do fluxo de caixa.

E, ao acompanhar seus gastos, você consegue investir em áreas estratégicas que podem trazer mais retorno. Ao mesmo tempo, as finanças da sua empresa são impactadas de forma ampla, pois um sistema automatizado pode ajudar a reduzir custos operacionais.

Diminuição de erros e falhas

Assim como qualquer tecnologia, o software para loja de roupas consegue realizar tarefas manuais com muito mais precisão. Isso significa que, além de fazer em menos tempo, os erros e falhas são muito menores em relação à execução manual.

É natural que, em certo momento, quando apenas pessoas são responsáveis por uma tarefa que exige cuidado, um erro de digitação ou uma análise equivocada aconteçam. Com a eliminação dos esforços manuais, isso será bem mais difícil.

E isso se dá tanto pela inteligência da própria ferramenta como também pelo fato de que muitas tarefas podem ser integradas. Como consequência, os colaboradores podem dedicar mais tempo para outras atividades.

Maior gerenciamento do estoque

Um sistema de loja de roupas sempre vai impactar positivamente no gerenciamento do estoque. E é comum que existam funcionalidades direcionadas a esse controle das peças, sobretudo para evitar rupturas na operação.

Um monitoramento confiável e preciso do estoque é primordial para garantir o funcionamento e a sobrevivência do seu negócio. Mas como fazer isso tendo diversos canais de venda? Com a integração.

Essa estratégia vai fazer com que sua gestão de estoque seja muito mais unificada, não importando qual for a origem da compra. É o controle da operação em todas as pontas que torna possível administrar as entradas e saídas.

Assim, você pode priorizar o que é mais vendido, trabalhando com os produtos top-sellers na loja física e encomendando aos fornecedores de itens de cauda longa.

Mais segurança das informações

O controle das informações também é muito mais seguro com esse software. Isso acontece porque todos os dados são guardados em um lugar seguro: em nuvem. Tudo fica em um servidor remoto, garantindo o backup online constante das informações.

Esse sistema também oferece níveis diferentes de acesso às informações que variam com o usuário. Ou seja, você pode definir quem tem acesso a determinadas informações e, ainda, qual será o limite disso.

E, na era digital, ter programas que dispõem de ferramentas de segurança como proteção contra vírus ou malwares faz toda a diferença para a sua proteção. Com um sistema especializado, fica muito mais fácil identificar problemas relacionados às fraudes.

Atendimento ao cliente otimizado

Embora não funcione como um SAC do negócio, um sistema para varejo de moda vai interferir diretamente na qualidade do atendimento ao cliente. Mas como? Por meio dos dados coletados durante as compras.

Isso significa dizer que esse software vai garantir uma base de informação completa para a equipe de atendimento da sua empresa. Afinal, eles vão poder conferir todas as movimentações relativas ao pedido em qualquer ambiente físico ou online.

E a omnicanalidade é a principal estratégia por trás disso. Ela permite que todas as suas lojas tenham uma atuação 100% integrada e consistente, não importando qual é o canal de compra escolhido pelo cliente.

A operação omnichannel tem sido um grande diferencial dentro dos sistemas para lojas de roupas, principalmente porque ela oferece sinergia entre as lojas e previne problemas no estoque.

Tomada de decisões mais estratégicas

Os dados têm sido o grande balizador de negócios. E softwares são fundamentais para coletar, gerenciar e controlar as informações sobre vários aspectos e processos do negócio de forma centralizada.

Dessa maneira, ter acesso às informações estratégicas da sua loja — sejam relativas ao estoque, às vendas ou aos clientes — vai ser ponto-chave para decidir os próximos passos do seu negócio.

Isso acontece, principalmente, pois a margem de incerteza diminui. Afinal, trabalha-se com um histórico de informações reais sobre a sua própria operação. Como efeito, as decisões pautadas nisso vão impedir prejuízos e fomentar o crescimento do negócio.

Um panorama sobre o uso da tecnologia no varejo

Todas as vantagens que um software para lojas de roupas oferece partem da integração entre tecnologia e varejo. Mas isso faz parte de algo maior que uma tendência do setor varejista: estamos falando do futuro do varejo.

O varejo 4.0 tem se tornado a nova referência para as lojas, sendo uma evolução do varejo tradicional que faz uso das tecnologias para melhorar serviços. E a expectativa para isso é gigantesca.

De acordo com dados trazidos pelo Mobindustry, o mercado global de tecnologia de varejo inteligente está previsto para valer US$ 68,8 bilhões, em 2026.

E, no Brasil, segundo uma pesquisa da Córtex, o setor varejista é o que mais investe em tecnologia para auxiliar os seus negócios. E isso acontece, de acordo com os dados, pela necessidade de oferecer melhores recursos na hora de atender clientes.

Contudo, esse novo formato de operação também deve se aliar a adaptação de outros comportamentos dos consumidores: o uso de múltiplos canais para comprar produtos.

O omnichannel, responsável por esse processo, tem se tornado o grande diferencial na hora de incorporar a tecnologia no varejo. Isso se dá principalmente pela maior qualidade na jornada de compra do cliente, que se mostra consistente.

E muitas empresas varejistas têm entendido isso. O relatório de 2020 da PWC sobre varejo descobriu que o número de empresas que investem na experiência omnichannel saltou de 20%, em 2012, para mais de 80%, em 2020.

E as taxas de retenção de clientes são 90% mais altas para omnichannel versus canal único, como mostra o levantamento feito pela Omnisend.

É por isso que, nesse contexto, não basta ter um software de gestão de loja. É preciso alinhar e conectar os diversos canais de venda da empresa para conseguir uma experiência completa para o cliente.

As principais funcionalidades que um sistema para loja de roupas deve ter

Entendendo os benefícios, ainda resta a dúvida: quais são as principais funções que um sistema para loja de roupas deve ter?

Ao considerar a omnicanalidade, apresentamos algumas das principais funcionalidades que esse sistema deve ter:

  • gestão de loja: garante a integração do online e do offline, oferecendo o despacho de pedidos a partir da loja (ship from store) e a retirada do produto na unidade (pick up store);
  • gestão de estoque: confere uma visão única dos produtos disponíveis em cada local. Além disso, permite a criação de proteções de estoque, bloqueando a venda de um determinado SKU, com base no volume médio de vendas;
  • gestão de produtos por loja: permite a criação de estratégias de preço e mix de produtos diferenciadas por canal de venda e permite customizar anúncios com preços e condições específicas por canal;
  • gestão de pedidos: oferece a realocação automática das mercadorias de uma loja para outra e o split de pedidos, separando os itens de uma compra buscando o produto em mais de um estoque;
  • gestão de frete: o sistema calcula o frete baseado nas tabelas de seus fornecedores. Além disso, faz todo o controle da entrega e das devoluções dos produtos de forma organizada (logística reversa);
  • integração com sistemas: um bom software oferece a conexão com qualquer ERP, PDV e plataforma de e-commerce de mercado.

Sistema para loja de roupas: dúvidas frequentes

Na sequência, separamos algumas dúvidas frequentes em relação à escolha de um software para loja de roupas. Acompanhe!

Como escolher um sistema para loja de roupas?

Ao escolher um sistema de varejo para sua loja, você deve considerar se o software:

  • melhora a experiência do consumidor, com uma melhor jornada de compra na loja física ou online;
  • tem uma operação na nuvem, ou seja, oferece um backup online constante das informações e ferramentas de proteção contra vírus;
  • promove a integração de todos os processos, desde o estoque e o pedido até a logística de entrega;
  • opera a partir da omnicanalidade, ou seja, prioriza a convergência e o uso inteligente dos canais de venda.

Qual o valor de um sistema para loja?

O valor de um sistema para loja pode variar bastante. Não existe um preço fixo tabelado, principalmente porque cada programa oferece diferentes funcionalidades e serviços.

Nesse caso, como há uma abundância de opções, você deve avaliar o custo-benefício. Analise se o que o sistema oferece está de acordo com o que você busca e com seu orçamento.

Existe no mercado algum sistema para loja de roupas gratuito?

Sim, há opções de sistemas para lojas de roupa gratuitas no mercado. No entanto, eles possuem diversas limitações de serviços e, principalmente, integração. Plataformas pagas são bem mais completas e, por isso, muito mais vantajosas.

Qual é o melhor programa para loja de roupas?

O sistema TOTVS Moda é um ERP têxtil capaz de atender a todas necessidades de empresas, desde a etapa industrial até a venda ao cliente final.

Venda mais e melhor com o TOTVS Moda

A essa altura, já deve estar bem claro para você que ter um sistema integrado, inteligente e omnichannel faz toda a diferença para que seu negócio possa crescer. 

E, como falamos, é por isso que o TOTVS Moda se mostra como a solução mais completa para quem quer acompanhar as transformações dos consumidores.

Com esse sistema para loja de roupas, você vai conseguir gerenciar facilmente as demandas operacionais de todas as etapas da cadeia produtiva da moda.

Conte com um sistema flexível e modular, que atende a todas as necessidades do seu negócio, da indústria ao varejo!

Conheça o TOTVS Moda!

Conclusão

Ter um sistema para loja de roupas é um requisito básico para negócios que querem longevidade, escalabilidade e, claro, sucesso.

Entre seus principais ganhos, podemos destacar a melhora do gerenciamento do estoque e da qualidade do atendimento ao cliente. Como efeito, se entrega uma experiência completa para o cliente.

Por essa razão, é preciso contar com um ERP têxtil que garanta eficiência e agilidade nos processos operacionais.

O TOTVS Moda é essa solução, desenvolvida pela maior empresa de tecnologia do país. Não deixe de conferir!

E, se você gostou do tema deste artigo, aproveite para ler também sobre o que é pop-up store e como colocá-la em prática!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.