Certificado digital CNPJ: o que é, para que serve e tipos

Equipe TOTVS | 02 agosto, 2023

Se você busca formas de assinar documentos digitalmente ou emitir uma nota fiscal eletrônica, saiba que precisará de um certificado digital CNPJ. 

Essa ferramenta passou a integrar o dia a dia das empresas em 2001, com a edição da Medida Provisória nº 2.200-02, e é aplicável em inúmeras situações.

Mesmo com mais de 20 anos de existência no Brasil, há muitos empreendedores que não têm conhecimento sobre este importante recurso.

Você sabe qual o melhor certificado digital CNPJ? Qual o valor da ferramenta? Como emitir a certificação? Existe certificado para microempreendedor individual?

Apontamos a resposta para essas e outras questões a seguir. Confira!

Nova call to action

O que é o certificado digital do CNPJ?

Certificado digital para CNPJ é uma espécie de identidade digital da empresa no meio eletrônico, pois permite sua identificação neste ambiente de forma segura e legal.

O empreendedor pode, por exemplo, se autenticar em sistemas públicos ou privados, assinar documentos digitalmente, se comunicar com a Receita Federal e muito mais. 

Para que seja inviolável e válido juridicamente, o recurso se vale de um par de chaves criptográficas que se vincula a determinado arquivo eletrônico com dados sobre a pessoa jurídica. 

É o chamado sistema de criptografia assimétrica, com a chave privada (atesta a identidade sobre a empresa nas ações executadas) e a chave pública (serve somente para decodificar o que foi criptografado pela chave privada).

Por isso, ele permite a troca de informações entre as partes de forma segura, garantindo a integridade da mensagem e a identidade do signatário.

Para que serve o certificado digital CNPJ?

Existem inúmeras ações e procedimentos que podem ser realizadas por meio de um certificado digital CNPJ e também pelo certificado digital MEI. 

Com ele, o empresário não precisa marcar presença física em órgãos públicos, instituições financeiras e outros locais.

Veja alguns exemplos:

  • executar transações bancárias;
  • cumprir obrigações fiscais e tributárias juntos aos órgãos governamentais;
  • acessar ambientes virtuais e sistemas com dados restritos de forma segura e rápida;
  • assinar e enviar contratos, declarações (DIRF, DOI, RAIS etc.) e outros documentos pela internet;
  • emitir nota fiscal eletrônica (aconselhável se apenas o  próprio  titular  do  certificado for o  emissor  das  notas);
  • enviar informações ao INSS, eSocial, Receita Federal, juntas comerciais e outros programas, órgãos e instituições.

Após compreender para que ele serve, o empreendedor consegue ver diversos benefícios em seu uso, tais como:

  • facilidade na assinatura de documentos, pois não é necessário estar presente para assiná-los;
  • mobilidade, uma vez que tudo é feito por meio eletrônico, dando ao usuário a possibilidade de utilizá-lo de onde estiver;
  • redução de custos de operação, como gastos com coleta e envio de documentos, ou compra, impressão e armazenamento de papel;
  • maior produtividade dos profissionais, pois traz mais agilidade e praticidade na execução de atividades e no fechamento de negócios.

Agora que você já sabe para que serve e os benefícios que proporciona ao dia a dia empresarial, apontaremos quais são os tipos de certificação que as empresas podem adotar em sua rotina.

Quais são os tipos de certificado digital CNPJ?

Você já ouviu falar em certificado digital A1 ou A3? Provavelmente sim, pois são os certificados mais comuns e mais utilizados, exatamente por realizarem assinaturas digitais com identificação do titular. 

No entanto, temos 12 certificados digitais para usuários finais, como certificados tipos A, T, A CF-e-SAT, OM-BR e S.

Sem entrar no mérito de todos eles, vamos explicar os dois mais comuns, que são os certificados A1 e A3. Como apontamos, ambos realizam assinaturas digitais e a diferença entre eles é a validade e o armazenamento.

Certificado A1

É armazenado no dispositivo da empresa (computador, tablet, notebook ou smartphones). Ele não depende de cartões ou tokens para funcionar.

A senha de acesso deverá ser fornecida apenas no ato de instalação, não sendo mais necessária quando o gestor for realizar as transações.

Em geral, tem extensão .P12 ou .PFX, e sua validade é de 1 ano. 

Certificado A3

É armazenado em um smart card ou em um token (semelhante a um pen drive). Ou seja, não é acessado diretamente pelo computador.

Na prática, sempre que o profissional trocar de notebook ou computador, deverá configurar o cartão ou token novamente. A vantagem é que ele pode ser utilizado em qualquer máquina com entrada USB.

Mas não se esqueça de que será preciso utilizar a senha de acesso em cada transação, certo?

Este certificado tem validade entre três a cinco anos.

Qualquer empresa pode ter um e-CNPJ?

Sim, qualquer empresa pode ter um e-CNPJ, que também se aplica a ONGs, órgãos, organizações sociais e entidades públicas.

Como apontamos, o uso do recurso traz diversos benefícios às organizações, além de garantir a segurança jurídica dos documentos.

Como tirar o certificado digital CNPJ?

Tirar o certificado digital para CNPJ é muito simples e com poucos passos você conseguirá ter o recurso em mãos para utilizar em sua empresa. 

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que os certificados seguros, no Brasil, são emitidos por uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada à ICP-Brasil

Portanto, você pode pesquisar os diversos modelos disponíveis nas ACs antes de escolher por aquele mais adequado para seu dia a dia. 

Confira o passo a passo para tirá-lo:

  1. Escolha o modelo do certificado adequado às necessidades empresariais; 
  2. Entre no site da Autoridade Certificadora habilitada pela ICP-Brasil que você escolheu;
  3. Apresente os documentos para certificado digital, como os dados pessoais e da empresa, para fazer a validação do certificado (poderá ser por videoconferência ou presencial);
  4. Receba as orientações para instalação no dispositivo (tipo A1) ou a mídia que contém o certificado (tipo A3) .

Documentos para conseguir um certificado digital CNPJ

Os documentos necessários podem variar de acordo com o tipo de entidade da sua empresa. Ou seja, se ela é associação privada, sociedade limitada ou MEI, por exemplo.

Além disso, também depende da AC escolhida. Porém, de forma geral, os documentos exigidos são:

  • cartão CNPJ emitido no site da Receita Federal do Brasil, com, no máximo, 5 dias;
  • registro comercial, no caso de empresário individual;
  • contrato social original ou cópia autenticada: legível, completo, sem rasuras e devidamente registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas;
  • ata de nomeação do representante legal original ou cópia autenticada: legível, completa, sem rasuras e devidamente registrada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas;
  • documentação do(s) representante(s) legal(is), como RG ou CNH original ou cópia autenticada.

Como instalar o certificado digital CNPJ?

A instalação dependerá do tipo de certificação que você escolheu. A Autoridade Certificadora enviará um e-mail com as orientações para instalá-lo, certo?

Antes de começar, atente-se às exigências do sistema operacional. 

Não se esqueça também das senhas PIN (alterada na hora da validação do certificado e solicitada no uso do certificado A3) e PUK (senha de recuperação, que dá opção de criar uma nova senha de acesso se a PIN for bloqueada).

No caso de certificado digital A1 CNPJ, você deve fazer o download do software e executar o arquivo baixado. Basta seguir as instruções propostas e concluir a instalação.

No caso de token ou smart card (certificado digital A3), é preciso baixar o driver que reconhecerá a mídia externa no dispositivo. Na sequência, é só instalá-lo conforme orientações e testar o certificado ao inserir a mídia no dispositivo.

Certificado digital CNPJ: dúvidas frequentes

Existem muitas dúvidas em torno da ferramenta, e esclarecemos algumas delas a seguir!

Quanto custa um certificado digital para CNPJ?

O seu valor muda conforme seu tipo e a Autoridade Certificadora escolhida. É possível encontrar certificados entre R$200,00 e R$300,00, com validade de 1 ano. 

Existe algum e-CNPJ gratuito?

Não existe certificado digital CNPJ gratuito, pois é um produto vendido por empresas autorizadas.

Porém, é comum vermos o certificado “gratuito” em caso de aquisição de outro serviço ou de um sistema empresarial que oferece a certificação como “bônus”.

É possível emitir certificado digital com CNPJ inapto?

Sim. É possível emiti-lo, mas nem todos os tipos são permitidos.

De acordo com o Anexo I da Portaria RFB/Sucor/Cotec nº 42/2020, não é possível emitir certificados e-CNPJ para pessoas jurídicas enquadradas como suspensas, inaptas, baixadas ou nulas.

Porém, é possível emitir o chamado certificado digital e-PJ. 

Ele pode ser vinculado ao CPF do titular responsável pela empresa, caso em que será semelhante ao e-CNPJ e poderá ser utilizado nos mesmos acessos e funcionalidades que este recurso.

Como renovar o certificado digital CNPJ?

Para fazer a renovação, você deve entrar em contato com a Autoridade Certificadora que o emitiu.

Em caso de certificados A3, e-CNPJ e NF-e, eles ainda devem apresentar alguns dias de validade para que a renovação seja feita pelo site.

No caso de certificado A1, ela será realizada por videoconferência.

Como acessar e-CAC com certificado digital CNPJ?

Para acessar o e-CAC, você precisa seguir alguns passos:

  • vincule o seu e-CNPJ ao login gov.br (CPF) do responsável legal da empresa. Isso pode ser feito no site do gov.br, clicando em “Certificado Digital” e informando a senha do seu certificado;
  • depois, você precisa atribuir o Selo de Confiabilidade “Cadastro validado por certificado digital” ao seu login gov.br. Isso pode ser feito no site do gov.br, clicando em “Meu gov.br” e depois em “Selo de Confiabilidade”. Você vai precisar informar novamente a senha do seu certificado.
  • Por fim, você pode acessar o e-CAC pelo portal gov.br, clicando em “Entrar com gov.br” e depois em “Certificado Digital”. Você vai ser redirecionado para o site da Receita Federal, em que poderá usar os serviços disponíveis no e-CAC .

Qual a diferença entre certificado digital e-CNPJ e NF-e?

Certificado digital e-CNPJ e NF-e são dois tipos de documentos eletrônicos que servem para identificar e assinar digitalmente pessoas jurídicas no ambiente online. Eles têm validade jurídica e garantem a segurança e a integridade das transações eletrônicas.

A principal diferença entre eles é que o e-CNPJ só pode ser usado pelo empresário e representante legal da empresa, como o dono ou sócio da mesma. Enquanto o certificado NF-e pode ser usado também pelos funcionários da empresa, além dos representantes legais.

O e-CNPJ é um certificado mais abrangente, que permite assinar qualquer tipo de documento digital que tenha validade jurídica, como contratos, procurações, acordos, movimentações bancárias, entre outros. 

Além disso, ele também possibilita o acesso a serviços e informações no site da Receita Federal e a emissão de notas fiscais eletrônicas.

O certificado NF-e é mais específico. Serve apenas para a emissão de notas fiscais eletrônicas. Ele garante a veracidade dos dados desse documento e facilita o processo de emissão e armazenamento das notas fiscais.

Qual o melhor certificado digital para empresas?

O melhor é aquele que atende às necessidades do gestor empresarial.

O certificado A3, por exemplo, possui validade mais extensa e dá mais mobilidade ao usuário por estar inserido em uma mídia. No entanto, há o risco de perda ou furto.

O certificado A1 é indicado para quem não quer utilizar uma leitora (no caso de smart card) ou deseja instalar e armazenar o certificado simultaneamente em vários computadores da empresa.

Para aproveitar melhor esse recurso, muitas organizações adotam plataformas de gestão e assinatura de documentos.

Uma delas é o TOTVS Assinatura Eletrônica!

TOTVS Assinatura Eletrônica

Imagine que você adquiriu um certificado digital do tipo A1 para ter mais segurança na hora de realizar transações e fechar negócios.

Um de seus fornecedores de insumo está com um novo endereço do outro lado da cidade. O contrato de venda precisa ser fechado o quanto antes para garantir o melhor preço. 

Em vez de depender das horas no trânsito para coletar assinaturas, você pode utilizar o sistema da maior empresa de tecnologia do Brasil para ter mais agilidade!

O TOTVS Assinatura Eletrônica é uma forma simples e rápida de assinar documentos com certificado digital, seja do tipo A1 ou A3!

Pela plataforma, você consegue inscrever e cadastrar novos usuários, enviar documentos para assinatura, confirmar e validar todo esse processo.

Além de permitir o controle por um dashboard intuitivo, você pode aproveitar o app Minha Assinatura Eletrônica para fazer tudo isso de onde quiser!

Conheça já e experimente grátis por 30 dias o TOTVS Assinatura Eletrônica!

Infográfico TOTVS Assinatura Eletrônica

Conclusão

O certificado digital CNPJ é a identidade digital de uma empresa no ambiente eletrônico. Por meio do sistema de criptografia assimétrica, ele identifica pessoas jurídicas em transações e assinaturas de documentos.

Os tipos mais comuns utilizados por empresas são os certificados A1 e o A3 e ambos podem ser emitidos e instalados com facilidade. 

De acordo com as necessidades da organização, o gestor deve escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades, o que também interfere no preço. 

A única certeza é que é possível encontrar boas opções com ótimo custo benefício, pois o uso dos certificados, inclusive na plataforma de assinatura eletrônica, traz muitos benefícios ao negócio.

Continue acompanhando o blog da TOTVS e não deixe de assinar as nossas newsletters!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.