Certificado digital em nuvem: como funciona e benefícios

Equipe TOTVS | 19 janeiro, 2023

O certificado digital em nuvem é um documento eletrônico que comprova a identidade de uma pessoa ou empresa na internet.

O recurso é um dos modelos de certificado digital disponíveis no Brasil, um segmento que está em crescimento exponencial. 

A projeção do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para 2022 é chegar a mais de 8 milhões de certificados digitais emitidos. O número de certificados ativos já ultrapassa 10 milhões.

Certamente, a versão em nuvem será cada vez mais utilizada, pois oferece inúmeros benefícios para quem possui o recurso, como a maior validade, a mobilidade e a compatibilidade. 

Neste artigo, vamos explicar de forma específica o que é certificado digital em nuvem, como ele funciona, quais são seus principais benefícios e como obter um.

Acompanhe!

O que é certificado digital em nuvem?

O certificado digital na nuvem é uma espécie de identificação eletrônica de uma pessoa ou empresa na internet, emitido por uma Autoridade Certificadora e armazenado em um servidor HSM (Hardware Security Module).

Ele traz as mesmas características dos certificados tradicionais, que é vincular a identidade a um par de chaves único gerado em um dispositivo criptográfico.

Porém, em vez de ser armazenado em computadores, smartphones, cartões inteligentes ou tokens, seus dados são guardados em um servidor na nuvem.

Entendeu o que é certificado digital em nuvem? Confira a seguir a origem deste tipo de certificação.

A origem desse tipo de certificado

Para entender a origem de um certificado digital baseado em nuvem, é preciso retomar o conceito de cloud computing.

A computação na nuvem consiste em um modelo de TI que oferece um conjunto de serviços e aplicações baseadas em internet, como armazenamento, infraestrutura e plataformas.

Ela surgiu no fim da década de 90, e outras aplicações desta tecnologia apareceram nos últimos anos. É o caso do certificado armazenado na nuvem.

Considerando que o certificado digital foi instituído no Brasil pela Medida Provisória nº 2.200/2001, que criou a Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil), foi preciso algum tempo até que esse recurso fosse desenvolvido a partir do armazenamento em nuvem.

Após entender o conceito e a origem, vamos ver como funciona o certificado digital em nuvem?

Nova call to action

Como funciona o certificado digital na nuvem?

O certificado digital em nuvem, assim como as certificações tradicionais, vincula a identidade do seu titular a um par de chaves único: a chave privada, conhecida somente pelo proprietário do certificado, e a chave pública, compartilhada com qualquer destinatário.

Esse par de chaves é gerado em um dispositivo criptográfico. No caso do certificado digital na nuvem, o dispositivo é o servidor HSM (Hardware Security Module) ao invés do cartão inteligente, token ou arquivo armazenado no computador.

Na prática, o documento eletrônico fica armazenado diretamente em ambiente virtual. O usuário pode acessá-lo de qualquer dispositivo e em qualquer lugar do mundo, bastando a conexão com a internet e os dados de acesso. 

Não é preciso instalar drivers ou realizar atualizações, pois o servidor é responsável pelo gerenciamento da nuvem.

Aprendeu como funciona o certificado digital em nuvem? Então é hora de ver os benefícios que esse recurso pode trazer para seu negócio!

Quais são as vantagens do certificado digital em nuvem?

Como vimos, o certificado digital na nuvem é uma modalidade mais moderna e prática de certificado, que oferece diversas vantagens para quem o utiliza. A seguir, listamos as principais delas.

Segurança e mobilidade

Ao contrário do certificado tradicional, que em muitos casos fica armazenado em um dispositivo físico, o certificado digital em nuvem oferece mais segurança ao usuário.

Isso porque ele é armazenado em servidores com altos níveis de segurança e evita a perda do dispositivo físico, um inconveniente comum experimentado em outros formatos.

Além da segurança, a mobilidade é outro fator que torna o certificado digital na nuvem uma ótima opção. Por estar armazenado na nuvem, o certificado pode ser acessado de qualquer lugar do mundo que apresenta conexão com a internet.

Essa é uma grande vantagem para empresas que possuem colaboradores em home office ou outra modalidade de trabalho remoto.

Não depende de dispositivos físicos

Outra grande vantagem do certificado digital em nuvem é a possibilidade de utilização em qualquer dispositivo.

Como ele não está armazenado em um cartão inteligente, token, smartphone ou computador, este certificado  pode ser utilizado em qualquer aparelho eletrônico com acesso à internet. 

Na prática, você não dependerá de nenhum dispositivo físico para acessá-lo.

Maior validade

Os certificados digitais tradicionais têm validade de um ano a três anos. Já o certificado digital na nuvem tem valor legal de até 60 meses ou cinco anos.

Diversas aplicações na rotina empresarial

O certificado digital na nuvem pode ser utilizado para diversas finalidades na rotina empresarial, tais como:

  • Acessar o e-CAC;
  • Emitir notas fiscais eletrônicas;
  • Cumprir as obrigações acessórias;
  • Fazer a declaração do Imposto de Renda;
  • Participar de leilões realizados pela Receita Federal;
  • Elaborar petições e documentos eletrônicos diversos;
  • Assinar documentos digitalmente com o mesmo valor jurídico, dentre outras aplicações.

Acesso facilitado

Como pontuamos, o certificado digital em nuvem pode ser acessado de qualquer dispositivo. Portanto, mesmo que um profissional perca seu smartphone, poderá acessar o recurso de outro aparelho, pois os dados estão seguros na nuvem.

No entanto, é importante destacar que o acesso facilitado não contraria a segurança. Isso porque o certificado é criptografado e conta com senhas de autenticação (PIN e PUK).

Ampla compatibilidade 

Outro benefício do certificado digital armazenado em nuvem é a ampla compatibilidade do recurso com os sistemas operacionais dos dispositivos.

Não é preciso sequer instalar drivers para que o certificado funcione corretamente.

Economia de custos

Você já sabe que, ao utilizar um certificado digital, as empresas podem reduzir custos operacionais, pois eliminam a necessidade de impressão e envio físico dos documentos.

No entanto, os certificados digitais em nuvem facilitam a busca e o acesso a informações, tornando o processo de trabalho mais ágil. Ou seja, torna a empresa mais produtiva, o que consequentemente otimiza os recursos utilizados.

A redução de custos também aparece em relação à equipe e à infraestrutura de TI. Afinal, não é preciso ter dispositivos auxiliares para utilizar o certificado armazenado em nuvem, como leitoras de cartão ou tokens, ou uma logística determinada para executar certas operações.

Gerenciamento do ciclo de vida do recurso

Este modelo de certificado permite que o usuário gerencie seu ciclo de vida e saiba quando e em quais aplicações ele está sendo utilizado.

Diminuição de erros técnicos

Dispositivos físicos, como cartões criptográficos, tokens ou pastas do computador podem apresentar problemas de compatibilidade com sistemas operacionais, navegadores e drivers de instalação.

Esses erros técnicos não são experimentados por quem utiliza o certificado digital armazenado na nuvem, pois não é preciso ter nenhum dispositivo.

Qualquer pessoa pode ter um certificado digital em nuvem?

Sim. Qualquer pessoa física ou jurídica que deseje validar documentos digitalmente ou realizar outras operações online pode obter um certificado digital armazenado na nuvem.

Porém, saiba que não existe certificado digital em nuvem gratuito.

Como obter certificado digital em nuvem?

Para obter um certificado digital em nuvem é bem simples:

  1. O interessado deve escolher uma Autoridade Certificadora vinculada à ICP-Brasil que disponibilize o recurso;
  2. Na sequência, deve escolher o tipo de certificado que deseja comprar (e-CPF ou e-CNPJ, dentre outros) e selecionar a validade que deseja para seu certificado;
  3. O terceiro passo é fazer a validação do certificado, momento em que há análise dos dados cadastrados para confirmação da identidade do usuário. Nesta etapa, é preciso enviar os documentos comprobatórios solicitados pela empresa;
  4. Por fim, basta aguardar a emissão do certificado. 

Se você está pensando em como obter certificado digital em nuvem, o preço é uma questão a ser considerada.

Qual é o preço do certificado digital em nuvem?

O preço deste tipo de certificado varia conforme a sua validade e a empresa escolhida para emiti-lo.

É possível encontrar soluções para pessoas físicas que variam de R $50,00 a R $240,00, considerando diferentes validades. As soluções para pessoas jurídicas são mais caras, em geral.

Perceba que a diferença é muito grande, motivo pelo qual é fundamental realizar uma boa pesquisa antes de comprar o certificado e entender qual a sua necessidade. 

Mesmo assim, este modelo de certificação costuma ser mais barato que os certificados A3 tradicionais.

Existe algum certificado digital em nuvem gratuito?

Não existe certificado digital em nuvem gratuito. Isso porque a emissão é um serviço prestado por empresas autorizadas para esta finalidade.

No entanto, se você quer saber como obter certificado digital em nuvem gratuito, basta contratar algum serviço relacionado que oferece esta certificação como bônus.

Imagine que você é gestor empresarial e contratou um emissor de nota fiscal eletrônica. O fornecedor da plataforma pode oferecer o certificado digital em nuvem gratuito pelo fato de você ter contratado o programa.

Qual é o melhor certificado digital em nuvem?

Não existe propriamente um certificado digital armazenado em nuvem que seja o melhor do mercado. A tecnologia está sendo cada vez mais utilizada, devido à praticidade e segurança que proporciona, mas ela deve atender às necessidades da sua empresa. 

Portanto, ao escolher este recurso para sua organização, é importante considerar alguns requisitos, como:

  • O certificado deve atender às suas necessidades específicas e ser emitido em nome da sua empresa;
  • A certificação deve ser fornecida por uma Autoridade Certificadora reconhecida pelo ICP-Brasil;
  • O recurso deve ser oferecido por uma empresa confiável e que possua um bom atendimento ao cliente.

Lembre-se de que o certificado digital é uma ferramenta essencial para garantir a segurança das suas transações online, portanto, escolha com cuidado.

E, para aproveitar a ferramenta da melhor maneira possível, você pode optar por inserir em sua rotina empresarial um sistema de gestão de assinaturas eletrônicas, como é a solução da TOTVS.

TOTVS Assinatura Eletrônica

Você precisa utilizar o certificado digital em nuvem para assinar seus contratos empresariais? Está em busca de uma ferramenta que centralize todo o processo de assinatura digital dos seus documentos?

A TOTVS Assinatura Eletrônica é uma solução adequada para seus anseios e traz a experiência da maior empresa brasileira de tecnologia.

Diariamente, o gestor lida com muitas burocracias nos processos de trabalho que dependem do uso do certificado digital, desde contratos de prestação de serviços a declarações fiscais aos órgãos de governo. 

Com a TOTVS Assinatura Eletrônica, é possível simplificar as assinaturas eletrônicas, otimizando os fluxos de informação na empresa.

Com segurança e agilidade, além de uma interface intuitiva e fácil de usar, você pode utilizar os certificados digitais para assinar seus documentos em qualquer lugar e a qualquer hora.

Conheça a TOTVS Assinatura Eletrônica e saiba como ela pode ajudar o seu negócio!

Conclusão

O certificado digital em nuvem se assemelha bastante ao recurso tradicional, mas se diferencia pelo modo de armazenamento.

Ele apresenta vários benefícios para as organizações, como ampla compatibilidade e economia de custos. 

Além disso, este modelo de certificado pode ser utilizado em diversas aplicações na rotina empresarial, o que confere produtividade às equipes de trabalho.

Para escolher o certificado digital em nuvem ideal para a sua empresa, é importante considerar alguns requisitos, como a confiabilidade da autoridade certificadora reconhecida pelo ICP-Brasil. 

Tenha cuidado na hora de escolher o recurso, pois o certificado digital é uma ferramenta essencial para garantir a segurança das suas transações online.

Outra medida importante para as atividades empresariais é a autenticação de documentos. Veja como realizá-la de forma eficiente em suas rotinas!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.