Medicina 4.0: o guia completo e definitivo sobre o tema!

Equipe TOTVS | 24 outubro, 2023

A medicina 4.0 utiliza a tecnologia para tornar o trabalho dos profissionais de saúde mais fácil e prático. Além disso, também melhora o acesso à saúde da população, bem como proporciona diagnósticos mais precisos.

Atualmente, já existem plataformas de agendamento online, aplicativos que permitem monitorar a saúde e os prontuários eletrônicos. Tudo isso faz parte da medicina 4.0, que está em vários centros médicos e de saúde, proporcionando um atendimento mais eficiente.

Mas como ela pode ajudar os pacientes e médicos? Quais são os seus benefícios? Como ela pode ser aplicada nos setores de saúde?

Quer saber a resposta para todas essas perguntas e eliminar a sua curiosidade sobre o assunto? Continue lendo o nosso artigo que preparamos um guia completo sobre as novas ferramentas tecnológicas que estão auxiliando na medicina. Vamos lá?

O que é a medicina 4.0?

Trata-se de inovações aplicadas à medicina, que investe em tecnologia na área da saúde para prevenir doenças e garantir a saúde mental e física dos pacientes.

Assim, a medicina 4.0 integra ferramentas tecnológicas e mecanismos de automação, como sistemas de gestão com foco em consultórios médicos, por exemplo.

Por isso, várias ferramentas estão sendo desenvolvidas para melhorar a comunicação e o relacionamento entre pacientes e médicos. Além disso, tem o foco de tornar o processo mais eficiente e acessível.

É importante destacar que a medicina 4.0 também analisa os dados para identificação de riscos de saúde, bem como utiliza as tecnologias para programas preventivos de saúde e campanhas que possam conscientizar as pessoas sobre alguns hábitos de saúde.

Quais são os benefícios da medicina 4.0?

Imagine que Luana está doente e precisa de um atendimento urgente, mas ela não quer sair de casa para ir ao hospital, mesmo sabendo que precisa. 

Com as consultas remotas, ela pode simplesmente acessar o portal do plano de saúde e realizar um atendimento com um profissional de saúde que dará o seu diagnóstico. 

Isso funciona como uma triagem, que encaminha para o hospital pacientes que realmente precisam de um atendimento mais próximo e presencial.

No entanto, a medicina 4.0 tem vários outros benefícios. Confira a seguir:

Agilidade nos diagnósticos

A medicina 4.0 agiliza os diagnósticos e melhora a precisão dos resultados, utilizando as ferramentas tecnológicas, como a inteligência artificial e a análise de dados. Com isso, é possível ter uma avaliação mais eficiente e precisa dos sintomas do paciente.

Além disso, as imagens e exames que as ferramentas tecnológicas ajudam no processo, proporcionam uma avaliação mais detalhada da saúde do paciente em menos tempo.

Informações integradas

Com a medicina 4.0, todos os setores têm informações dos pacientes de forma integrada. Ou seja, isso facilita a comunicação entre administração, financeiro, faturamento e atendimento, que recebem as informações integradas utilizando o mesmo sistema.

Gestão mais eficiente

Com as tecnologias da medicina 4.0 é possível ter uma gestão mais eficiente e retirar os processos burocráticos dos profissionais, o que proporciona que eles possam atender um maior número de pacientes e melhorar o atendimento.

Assim, a implementação de recursos otimiza as atividades médicas e faz com que os profissionais possam ter um fluxo de trabalho mais simples.

Melhora na experiência do paciente

Com o uso de tecnologias na medicina, é possível melhorar a experiência do paciente por meio da otimização da coleta de dados, com uma visão mais aprofundada e personalizada.

Com isso, é possível oferecer soluções mais assertivas para resolver os problemas e fazer o tratamento adequado do paciente. 

Integração entre médicos de diferentes áreas

Com os recursos tecnológicos, é possível que um médico que deu um determinado diagnóstico, possa simplesmente transmitir os resultados dos exames para outro profissional.

Isso ocorre porque todas as informações do paciente ficam salvas e armazenadas dentro da plataforma do hospital, que pode ser acessada por todos os profissionais que tiverem o acesso.

O que muda na relação com o paciente?

A medicina 4.0 proporciona que os pacientes tenham mais comodidade, ao conseguirem realizar consultas remotas, agendamentos online e fazer o acompanhamento dos seus dados de saúde por aplicativos.

Além disso, tem uma maior precisão e segurança nos diagnósticos e tratamentos, que são baseados em dados e algoritmos inteligentes. Eles são capazes de identificar padrões, riscos e soluções para cada caso.

Os pacientes também têm uma maior participação e autonomia com mais informações sobre sua saúde. Assim, podem tomar decisões compartilhadas com os médicos e adotar hábitos saudáveis para prevenir doenças.

Com isso, os profissionais de saúde podem oferecer um serviço de excelência e personalizado para cada paciente que se sente mais satisfeito com o atendimento.

12 formas de aplicar a tecnologia na medicina?

A tecnologia está presente na medicina e é utilizada em vários setores. A inteligência artificial já é usada na área de radiologia e oftalmologia, em métodos 3D de identificação e medição de estruturas de tecidos patológicos. 

Outro exemplo é a utilização da robótica na cirurgia e urologia, na área terapêutica, além da geração de ferramentas inteligentes na área da terapia intensiva.

Vamos conferir agora como ela pode ser aplicada na área da medicina:

1. Telemedicina e Telessaúde

Ferramentas de telemedicina ou telessaúde permitem que os pacientes possam marcar consultas de maneira online e ser atendidos remotamente, sem precisar se deslocar ao consultório.

Elas funcionam em plataformas específicas para que os profissionais de saúde possam realizar as consultas e fazer o diagnóstico remotamente. Assim como o exemplo de Luana que mencionamos anteriormente. Lembra dela?

A telemedicina é ideal para pacientes que têm dificuldade para se deslocar até a clínica para realizar a consulta médica.

É importante destacar que aproximadamente 95% das empresas de saúde já adotam a telemedicina, além de utilizarem chatbots para agilizar o contato com pacientes, segundo o estudo realizado pela NTT DATA. 

2. Prontuários Eletrônicos

Os prontuários eletrônicos permitem que os profissionais de saúde consigam acessar as informações dos pacientes de maneira segura e integrada. Isso facilita o atendimento e a gestão da saúde de cada um deles.

Além disso, os profissionais não precisam lidar mais com papéis ou registros manuais, evitando rasuras, erros de comunicação e extravio de informação.

3. Agendamento Online

O agendamento de consultas online pode ser feito sem a necessidade de deslocamento até o centro de saúde, hospital ou laboratório. Assim, todo o processo é realizado de forma prática por meio de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, e em qualquer momento do dia.

4. Cloud Computing

É uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares e armazenamento em nuvem, com total segurança por meio da criptografia de dados.

Dessa maneira, os arquivos podem ser armazenados na nuvem e acessados a partir de qualquer dispositivo via internet. Com isso, é possível ter mais agilidade em consultas e diagnósticos dos pacientes.

5. Internet das Coisas

A IoT ou Internet das Coisas faz a integração do mundo real ao digital, ou seja, ela faz a integração de dispositivos de monitoramento com a internet, assim os médicos acompanham as alterações na saúde dos pacientes.

Um exemplo disso são os relógios conhecidos como smartband que fazem a medição dos batimentos cardíacos dos pacientes e medição do sono. Além disso, também pode ser utilizada na análise de exames laboratoriais para modernizar o processo e ser ainda mais eficiente.

6. Ferramentas de Biometria

Você sabia que aproximadamente 243 milhões de brasileiros tiveram os dados expostos por causa de uma nova falha do Ministério da Saúde? Isso mostra como é importante utilizar ferramentas de biometria para garantir a segurança das informações pessoais.

A biometria auxilia na coleta, análise e processamento de características pessoais que são únicas, como voz, reconhecimento facial e impressão digital.

Dessa maneira, as ferramentas de biometria podem ajudar no gerenciamento da confiabilidade dos dados dos pacientes e na segurança das informações, como convênio e histórico mércio, por exemplo.

7. Apps de Monitoramento da Saúde

Os aplicativos que fazem o monitoramento da saúde permitem uma gestão mais eficiente e personalizada da saúde dos pacientes. Além disso, trazem novas oportunidades de negócios para clínicas e consultórios.

Vale ressaltar também que, no Brasil, 29% das pessoas utilizam aplicativos móveis para monitorar a própria saúde, de acordo com um levantamento internacional feito pela GfK. Isso mostra como eles estão presentes no dia a dia das pessoas nos dias atuais.

8. Inteligência Artificial

Você sabia que 41% das empresas utilizam alguma forma de inteligência artificial segundo pesquisa global da International Business Machines Corporation (IBM)? 

A inteligência artificial é o assunto do momento depois do lançamento do ChatGPT, que é uma tecnologia que realiza operação semelhante à mente humana.

Um exemplo na área da saúde é o algoritmo Waltson desenvolvido pela IBM que é capaz de detectar o risco potencial de câncer.

Ele apresenta evidências concretas para opções de tratamento e auxilia na tomada de decisão.

9. Realidade Virtual

A realidade virtual pode ajudar no tratamento da dor, da ansiedade e de fobias, bem como auxilia em tratamentos fisioterapêuticos. Também pode auxiliar na recuperação de pacientes que sofreram trauma e AVC.

10. Big Data e Análise Preditiva

O Big Data é a análise, captura e interpretação de um grande volume de dados que tem origem de fontes diferentes. Com isso, é possível reduzir os custos de pesquisas e as previsões de diagnósticos.

Ele pode ser utilizado para agilizar os processos de consultas, como organizar a agenda em determinadas épocas do ano para alguns tipos específicos de enfermidades.

Já a medicina preventiva, previne doenças por meio de exames preventivos e mudanças no estilo de vida dos pacientes.

11. Impressão 3D

A medicina utiliza a impressão 3D para cópia de objetos tridimensionais, na impressão de implantes e próteses. Além disso, é possível fazer uma réplica exata da coluna de uma paciente para ajudá-la no planejamento de uma cirurgia, por exemplo.

Vale ressaltar que futuramente pode ser usada para replicar células e tecidos orgânicos.

12. Robótica

Você sabia que aproximadamente 6 mil brasileiros já foram operados com o auxílio da robótica, segundo os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil)? Isso mostra como ela está em constante crescimento.

A robótica pode ser utilizada para avaliar e classificar dados nas rotinas dos profissionais de saúde, além dos robôs simplificarem as rotinas médicas, como em uma cirurgia robótica que é minimamente invasiva.

Além disso, também é possível que os micro robôs naveguem pelos organismos dos pacientes e liberem fármacos que podem combater o câncer.

Um panorama sobre a medicina 4.0 no Brasil

A medicina 4.0 é uma evolução da medicina 3.0, que já incorporava o uso de computadores e internet na prática clínica. 

Os impactos tecnológicos na medicina 4.0 remontam do século XVIII, com a Revolução Industrial, que possibilitou mudanças no comportamento humano e no tratamento de doenças.

No entanto, ela passou a ser mais utilizada no século XX, com a popularização da internet que permitiu o uso de aplicativos, chats, redes sociais e outros canais de comunicação, facilitando o acesso à saúde. 

Mas o seu surgimento não tem uma data certa e pode ser considerado quando começaram a aparecer algumas inovações na área da saúde, como a criação de um laboratório de inteligência artificial no Hospital Albert Einstein, ou o agendamento de consultas e realização de exames pelo Dr. Consulta.

Vale ressaltar que a adoção de novas tecnologias está mais acelerada na rede privada do que na pública, mesmo com a criação do Conecte SUS, que tem como objetivo fazer a integração dos dados de saúde das pessoas com os estabelecimentos de saúde.

No Brasil, a medicina 4.0 ainda enfrenta alguns desafios, como mencionaremos aqui no próximo tópico. No entanto, também há muitas oportunidades e iniciativas que buscam promover a inovação nessa área.

Portanto, podemos dizer que a medicina 4.0 pode revolucionar a saúde no mundo, mesmo que precise superar alguns desafios durante a sua implementação para melhorar a saúde de todas as pessoas.

Os principais desafios da medicina 4.0

Assim, como a medicina 4.0 pode trazer vários benefícios, ela também tem os seus desafios.

Vamos conhecer alguns deles a seguir:

Relação entre médico e paciente

É difícil manter uma relação entre eles que seja contínua, com acompanhamento da saúde do paciente. Pois, é preciso que eles procurem atendimento além dos momentos de enfermidade, ou seja, utilizem a medicina preventiva.

Manter a qualidade no atendimento

Infelizmente muitas unidades de saúde tem precariedade nos centros e no atendimento, além de serem responsáveis pela alta taxa de mortalidade.

Para você ter uma ideia, no Brasil, aproximadamente 153 mil mortes são causadas todos os anos por causa de má qualidade no atendimento, segundo os dados publicados pelo jornal científico The Lancet.

Possuir letramento digital

Outro desafio é garantir que os profissionais tenham letramento digital, ou seja, entendam e saibam como utilizar as novas tecnologias da medicina 4.0.

Como o processo está em andamento, nem todos os profissionais de saúde são capazes de adquirir todos os conhecimentos necessários sobre elas. Por isso, é importante contar com estratégias que possam auxiliar para que saiba lidar com as novas ferramentas.

Saber o papel da tecnologia

Alguns profissionais da saúde têm desconfiança em relação ao papel da tecnologia, porque acham que ela pode substituir o trabalho médico.

No entanto, é algo que não acontecerá, pois as ferramentas não são capazes de tomar decisões sozinhas, mas somente ajudar na organização e facilitar os processos.

Como sua instituição de saúde pode se preparar para todas essas mudanças?

Com a tecnologia, a comunicação com os profissionais de saúde se tornou mais efetiva e clara, o que fortaleceu o atendimento atendimento humanizado. Além disso, trouxe mais segurança nos processos, simplificando os atendimentos de rotina.

Tudo isso mostra como a medicina 4.0 facilita a vida dos profissionais de saúde e da instituição. Por isso, é preciso se preparar e acompanhar as novas tecnologias, então confira algumas dicas para fazer isso:

  • estude diariamente sobre as novas tecnologias e a medicina 4.0;
  • faça cursos e especializações para aprender novas habilidade e conhecer profissionais que já utilizam as novas tecnologias;
  • entenda as noções técnicas e acadêmicas sobre o aplicação da medicina 4.0;
  • saiba quais são os posicionamentos dos conselhos sobre as novas tecnologias, como Conselho Federal de Medicina (CFM) e outros.

Lembre-se que o aprendizado sobre as ferramentas é constante e, por isso, os profissionais de saúde devem ficar atentos às alterações tecnológicas do segmento. 

Tecnologias TOTVS para o segmento de saúde

Você já entendeu que a medicina 4.0 refere-se à aplicação de tecnologias digitais na área da saúde, como inteligência artificial, internet das coisas, big data e telemedicina. 

Elas permitem melhorar a qualidade do atendimento, a eficiência dos processos, a segurança dos pacientes e a gestão dos dados.

No entanto, para auxiliar os processos da medicina 4.0 nada melhor do que utilizar as tecnologias TOTVS para o segmento de saúde.

Com o sistema TOTVS Saúde, você pode aumentar a produtividade e a eficiência da sua instituição de saúde, além de controlar todos os processos de forma detalhada.

​​Ele é ideal para hospitais, centros clínicos, operadoras de planos de saúde e cooperativas médicas, auxiliando no atendimento e nas regulamentações da ANS, bem como na padronização de todos os processos administrativos e financeiros.

Com as tecnologias para o segmento de saúde, é possível potencializar a gestão da sua clínica, integrar as informações e automatizar processos. Tudo para oferecer o melhor ao seu paciente.

Revolucione as suas operações na área da saúde e tenha mais facilidade nos processos com o TOTVS Saúde!

Conclusão

Neste artigo, você entendeu que a medicina 4.0 é uma realidade que veio para ficar e que pode transformar a forma como cuidamos da nossa saúde.  

Além disso, ela otimiza os processos e recursos na saúde, por meio de soluções que automatizam tarefas, reduzem custos e aumentam a produtividade, bem como melhora a segurança e a qualidade dos diagnósticos.

Ainda conheceu os seus  principais benefícios, além do parecer de como será a relação entre paciente e médico, e os seus desafios.

Também mostramos um panorama das novas tecnologias no Brasil e como elas estão impactando a área de saúde. 

Para auxiliar no processo, recomendamos as tecnologias TOTVS para a área da saúde que vão proporcionar muito mais agilidade e facilidade para atender os pacientes.

Gostou do artigo? Que tal aproveitar e aprender mais sobre o assunto com o nosso artigo sobre medicina do futuro?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.