O que é future-proof? Entenda como aplicar em sua empresa!

Equipe TOTVS | 02 junho, 2022

Future-proof é um aspecto corporativo relacionado a negócios que se preparam (e se protegem) para os desafios do futuro. É um conceito/mentalidade inerente à transformação digital.

Mas como ele surgiu, por que é importante para o seu negócio e como tornar sua empresa “à prova de futuro“?

Primeiro, é preciso dar alguns passos atrás e analisar as recentes mudanças no horizonte corporativo, em especial a pandemia do Covid-19. Esse evento desestabilizou as cadeias de suprimento por todo o mundo, desestruturando o que antes eram supply chains fortes e robustos.

O impacto foi grande — e até hoje é sentido. No entanto, empresas preparadas conseguiram se manter estáveis e mesmo se sobressair.

Essas organizações não eram apenas resilientes, mas entendiam que as coisas poderiam mudar (mesmo que de uma hora para a outra) e estavam preparadas para isso.

E o seu negócio, quanto ganharia se também estivesse preparado para enfrentar o que agora chamamos de “novo normal”? Bom, disrupções como as que aconteceram em 2020 e 2021 ainda podem acontecer. Que tal preparar a sua organização para isso?

Neste conteúdo, exploramos a fundo o conceito e a importância de uma empresa aderir ao future-proof. Continue a leitura para aprender mais!

O que é future-proof?

Future-proof é uma estratégia e mentalidade corporativa voltada a negócios. O objetivo é definir o escopo, escala e os caminhos para os quais a empresa pode crescer de modo a superar os desafios do futuro, ainda entregando valor nas esferas econômicas, sociais e ambientais.

Antes da pandemia, era comum ver o conceito de future-proof aplicado apenas (ou quase sempre) ao aspecto digital de um negócio.

Afinal, trata-se de um reflexo da transformação digital.

No entanto, hoje, um negócio ser à prova de futuro significa muito mais.

Falamos de encontrar maneiras de preparar todos os processos da sua empresa para não apenas as mudanças previstas (ou seja, para o melhor cenário), mas também para situações imprevistas.

  • E se o nosso servidor cair quando nossos clientes mais utilizam nossa solução?
  • E se um desastre natural comprometer mais da metade do nosso estoque?
  • E se nosso principal fornecedor enfrentar uma crise e não conseguir honrar os compromissos?
  • E se precisarmos colocar todos os funcionários em regime home office por questões de saúde e segurança?
  • E se o nosso único canal de suporte aos clientes parar de funcionar?

Assim em diante. Consegue ver a extensão do conceito? Trata-se, essencialmente, de pensar em maneiras de garantir a sobrevivência do seu negócio no longo prazo.

Qual a importância do future-proof?

O future-proof é uma mentalidade que estimula o negócio a criar uma cultura de inovação, como maneira de preparar colaboradores, processos e soluções para um futuro de disrupção.

Dessa maneira, a empresa se prepara para os diferentes desafios, cenários e contextos do mercado no futuro, ao mesmo tempo em que explora e valida novas tecnologias, soluções, públicos e mesmo modelos de negócio.

Além disso, adotar esse mindset é essencial para que a organização trabalhe de maneira mais integrada, centrada nos resultados e orientada a dados (data-driven).

É também um atalho para adotar de forma mais aberta tecnologias que, antes, sequer seriam pensadas no contexto da empresa, como Internet of Things, Machine Learning e demais inovações inerentes às revoluções 4.0 e 5.0, em diversos setores.

Como aplicar o future-proof na sua empresa?

Agora que você aprendeu mais sobre o conceito e por que é importante para uma empresa se tornar future-proof, que tal entender como aplicar em seu contexto corporativo?

Explicamos a seguir, com algumas dicas que sua empresa pode aproveitar.

Estude o mercado e a concorrência

Já que falamos sobre como tornar um negócio “à prova de futuro”, nada mais indicado do que entender os caminhos do mercado e as tendências que influenciam consumidores e concorrentes.

Afinal, sua empresa segue a mesma linha? Se sim, é uma direção que vale a pena seguir ou é possível que o seu mercado mude?

O motivo por que questionamos isso é o seguinte: mercados, comportamentos de consumo e tecnologias mudam — evoluem, em um sentido proativo.

Quer um exemplo? A Apple com os iPods no começo do milênio ou mesmo, anos depois, com os iPhones.

Foram sacadas que estabeleceram a marca como referência e serviram para, basicamente, enterrar outras gigantes, como a divisão de celulares da Nokia ou a produção de toca-fitas e aparelhos MP3 de empresas como a Sony.

É por isso que quando falamos de temas como a gestão da inovação ou gestão da aprendizagem em uma empresa, se dá tanto enfoque às novas tecnologias.

Elas servem de base para a evolução.

Conte com colaboradores visionários

De nada adianta ter uma liderança criativa e engajada, se o seu time não tem a inovação como parte da cultura organizacional.

Ao organizar seu processo de recrutamento e seleção de talentos, busque por profissionais com uma veia visionária, questionadora e inquieta.

Esse tipo de soft skill será essencial na construção de soluções que sejam à prova de futuro e garanta o sucesso a longo prazo do seu negócio.

Conte com equipes multidisciplinares

Se você acompanha o nosso blog, sabe o quão importante é a diversidade para as empresas.

Não apenas ética, mas de gênero, idade, religião, cultura, classe social, entre outras.

Ao compor um time de colaboradores diversos, você torna sua empresa multidisciplinar.

Afinal, pessoas com diferentes perspectivas, experiências e visões de mundo podem contribuir de maneira diferente — complementar e inovadora! — na resolução de velhos problemas.

Assim, seu negócio sai do lugar comum ao entregar maior valor agregado aos clientes.

Crie uma cultura de inovação

Esse é um ponto que já indicamos anteriormente, mas que vale reforçar.

Criar e desenvolver a sua cultura de inovação é, provavelmente, a melhor forma de tornar seu negócio future-proof.

Em nosso guia sobre a gestão da inovação, abordamos o tema de maneira aprofundada, mas vale destacar alguns pontos:

Não se trata simplesmente de recrutar profissionais “criativos” e criar um ambiente de trabalho flexível.

Na verdade, falamos de incorporar a inovação — e, conceitualmente, a vontade de ser disruptivo — aos valores do negócio.

Isso quer dizer que sua empresa não deve apenas pensar em transformações que impactem o produto final, mas tente considerar sua cadeia de valor.

  • Como seus processos podem ser melhorados? O que todos os concorrentes fazem que o seu negócio faz melhor — e pior?
  • Como sua empresa precifica suas soluções? Há uma maneira melhor de estabelecer o preço e, com isso, ganhar a ponta do mercado?

São questões que devem ser abordadas.

Integre as ideias ao core business

Se a sua empresa está interessada em se tornar à prova dos desafios do futuro, indicamos integrar as ideias (o combustível da transformação) ao core do seu negócio.

Ou seja, não descarte boas ideias — trabalhe-as, teste-as, desenvolva-as.

Dê tempo ao tempo, veja os resultados que as falhas podem apresentar e tente explorar os pequenos (ou grandes) sucessos, implementando-os à sua organização como um todo.

O intuito é sistematizar a criação de ideias, de modo que as melhores sejam sempre consideradas, alvos de discussão e brainstorming e, se possível, implementadas!

Teste novas tecnologias e produtos

Vale destacar o papel da tecnologia na criação de uma organização resiliente aos desafios futuros.

Há incontáveis cases e situações no mercado que mostram o quão importante é confiar, testar e implementar novas tecnologias na sua cadeia de valor.

Lembre-se, não falamos apenas de modernizar sua entrega final, mas pense também nos seus processos e na forma que as entregas são feitas dentro da empresa.

Há formas de otimizar basicamente tudo que seus colaboradores fazem — como é o caso das funções de backoffice.

Um ERP pode integrar dados, setores e automatizar tarefas, liberando a carga dos ombros de seus funcionários e lhes dando maior tempo hábil para lidar com questões estratégicas do negócio.

O mesmo acontece com tecnologias que capacitem o omnichannel, uma forma de integrar os canais de comunicação e oferecer uma experiência perfeita aos clientes.

Acompanhe o desempenho por meio de dados

Quando falamos em data-driven, trata-se basicamente de se aproveitar dos dados para acompanhar o desempenho e, assim, melhor direcionar a tomada de decisão.

Essa já não é uma tendência dos negócios, mas sim uma necessidade para as empresas que buscam tomar a ponta de corrida contra a concorrência.

Desse modo, é possível entender em detalhes os comportamentos dos seus clientes, avaliar o desempenho dos funcionários, rastrear a causa de erros e falhas, bem como potencializar a produtividade.

Saiba o momento de abandonar certas ideias

Lembra que mencionamos que toda boa ideia deve ser aproveitada?

Siga este conselho, mas saiba que nem todas elas devem ser implementadas na operação. De fato, se você catalogar, vai ver que a maioria das ideias serão descartadas.

E é exatamente assim que funciona, afinal, não é fácil emplacar uma inovação de sucesso em um negócio.

O importante é ter em mente que é crucial seguir tentando, explorando a criatividade e novas formas de resolver problemas.

Faça investimentos de forma gradativa

Por fim, crie um planejamento orçamentário para que sua empresa possa desenvolver soluções, processos e abordagens future-proof com paciência e de maneira gradativa.

Afinal, esse não é um conceito que deve ser apressado — na verdade, precisa ser estimulado, como um aspecto da mentalidade e dos valores da empresa.

O que é o Future-Proof Score?

O Future-Proof Score é um estudo sobre o potencial das marcas brasileiras de sobreviver aos desafios que a evolução do mercado apresenta.

O objetivo é compreender como essas marcas estão atravessando o momento atual e de que forma estão respondendo às transformações sociais, comportamentais e econômicas — não por menos, pilares da diretriz ESG, muito utilizada no mercado de investimentos.

A pontuação nasceu no pós-pandemia e já teve sua primeira versão publicada pela Timelens.

Empresas com alta pontuação no Future-Proof Score

Mas quais empresas brasileiras estão melhor preparadas para lidar com desafios do futuro?

Foram mais de 11 mil marcas analisadas no desenvolvimento do estudo, que mergulhou também nos números de interações por diversas redes sociais.

O objetivo, de acordo constatou a revista Exame, era levantar os pontos fortes e fracos em algumas áreas, como sua visão de futuro, seu potencial de redefinir a categoria, se gera valor sustentável e se oferece uma experiência engajadora e que agrega valor às pessoas.

Confira a lista dos cinco primeiros colocados:

Natura

A Natura liderou o score com 809,6 pontos.

De acordo com a realizadora do estudo, o que mais destacou a empresa foi o fato de ter se protegido do impacto negativo da pandemia graças ao portfólio diversificado de produtos.

Além disso, um dos destaques foi a eficiência com a qual conduziu a transformação digital em relação às consultoras, lojas físicas, e-commerce e social selling.

Nubank

O vice-líder foi o Nubank, com 786,3 pontos.

Um dos principais aspectos por trás da alta pontuação foi o fato de ser uma empresa inovadora, na contramão do setor financeiro brasileiro.

O destaque foi para as experiências do cliente que a empresa cria, que estimulam por exemplo o senso de pertencimento e a criação de vínculos emocionais.

Netflix

A Netflix, única marca estrangeira no ranking, teve pontuação de 760,0.

O que destacou a empresa foi a sua ampla oferta de entretenimento a distância, o que ressalta seu foco na conveniência do cliente.

Com a Netflix, tudo é muito simples e rápido: da contratação ao cancelamento.

Além disso, é uma empresa que se destaca no uso de dados, data analytics, entre outras práticas relacionadas.

Magalu

Referência em inovação, a varejista Magalu ficou em 4° lugar, com 733,2 pontos.

O principal destaque foi a manutenção de uma agenda positiva, mesmo em meio aos piores meses da pandemia.

Além disso, a marca se preocupa em criar vínculos significativos, o que a torna uma favorita entre as grandes varejistas brasileiras.

iFood

Por fim, o iFood marcou 728,8 pontos.

Sua colocação tem muito a ver com o papel de destaque na rotina dos brasileiros em meio a uma pandemia tão cruel.

Vale destacar outros movimentos que corroboraram para sua posição, como ser uma plataforma de conveniência (e não apenas de delivery de comidas prontas) e parceiros dos negócios, oferecendo empréstimos aos restaurantes parceiros.

Prepare sua empresa para o futuro com os ERPs da TOTVS

Agora, como tornar sua empresa preparada para os desafios do presente e do futuro?

Para conquistar os melhores resultados no curto, médio e longo prazos, conte com as tecnologias e ERPs da TOTVS!

Referência, pioneira e líder no segmento tech no Brasil, a TOTVS desenvolve e comercializa os principais ERPs do mercado.

Nossa ampla suíte de soluções tem o necessário para impactar seu negócio desde o dia 1 — com implementação conduzida por profissionais capacitados e recursos que otimizam a sua rotina.

E aí, que tal tornar o seu negócio à prova de futuro? Então, comece pelo agora e melhore o desempenho de todos os setores com os ERPs da TOTVS!

Nova call to action

Conclusão

O conceito de future-proof não é difícil de compreender — o desafio de verdade é colocá-lo em prática.

Se a sua empresa sofreu com os impactos das transformações e disrupções recentes, sabe o quão importante é estar preparado para lidar com elas.

Por isso, implementar a mentalidade future-proof é essencial!

Para antecipar seus passos e começar agora mesmo a modernizar sua operação, lembre-se de seguir nossas dicas e contar com tecnologias, como os ERPs da TOTVS!

Gostou deste conteúdo e quer continuar aprendendo?

Então assine a nossa newsletter e receba as novidades direto em seu e-mail, filtrando pelo seu assunto de preferência!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.