omnichannel

Como o modelo de omnichannel influencia a compra no seu negócio?

Equipe TOTVS | VAREJO | outubro 09, 2019

Não há mais como dizer que existem clientes de lojas virtuais e de lojas físicas apenas. O omnichannel integra experiências, possibilitando ao cliente uma vivência similar nos mais variados canais de uma marca, seja na loja física, ao telefone, celular ou mesmo pelo computador.

No entanto, estar presente em inúmeros lugares não é o suficiente para uma experiência completa. É preciso pensar em convergência, com a utilização inteligente dos canais integrados. Entenda o que o omnichannel pode fazer pelo seu negócio com a TOTVS.

Consolidação do omnichannel

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Provokers, 96% dos consumidores pesquisam um produto na internet antes de realizar uma compra, com cerca de 72% dos consumidores efetuando uma compra online em uma loja que nunca visitaram pessoalmente.

Um estudo realizado pelo Harvard Business Review (HBR) indica que os consumidores de lojas omnichannel gastam, em média, 4% mais em cada compra em loja física, e 10% mais nas plataformas online do que os usuários de um único meio.

Esses números mostram o crescimento do modelo e a sua consolidação no mercado mundial, com perspectivas de crescimento a cada ano.

Conheça o multichannel e sua estratégia

Multichannel, ou multicanal, é quando uma empresa utiliza mais de um meio de vendas. Sendo assim, o conceito se diferencia muito do omnichannel, que representa a integração dos variados pontos de venda, físicos e virtuais.

Omnichannel faz com que a experiência de compra ocorra nos mesmos moldes em todos os múltiplos canais de uma empresa. Isso acontece porque não é o bastante estar em todos os formatos de venda. É preciso integrá-los para que o consumidor se sinta engajado.

Para o varejo, canais de vendas não competem entre si. Eles se complementam por meio de uma trajetória de construção e solidificação de marca que não é conquistada de maneira instantânea.

Cross Channel como possibilidade

Além do omnichannel, a interação entre vários canais de venda ou comunicação de uma mesma marca faz com que seja possível estimular as interações comerciais.

O Cross Channel acontece, por exemplo, quando um vídeo em rede social faz a divulgação de determinado produto e convida o cliente a acessar o site da empresa ou visitar suas lojas físicas.

Como estratégia de venda, a interação entre canais de uma mesma marca potencializa a experiência omnichannel e expande as possibilidades de marketing e conteúdo.

Os benefícios do omnichannel

As principais vantagens do omnichannel no varejo estão ligadas à construção de uma marca sólida, que transmite ao cliente uma mensagem única em todas as suas vertentes. Confira mais alguns dos benefícios do omnichannel:

  • Melhora a fidelização dos clientes;
  • Entrega uma experiência completa ao consumidor;
  • Aumenta a satisfação do usuário, facilitando o processo de compra;
  • Fortalece o branding da empresa;
  • Permite a integração real de todos os canais,
  • Gera aproximação com o comprador, que se integra com os processos da marca.

Como funciona a gestão?

Percebe que o omnichannel é vantajoso tanto para o empresário quanto para o consumidor? Funciona como uma inteligência integrada que tem uma estratégia consistente online e offline.

Essa integração nos dias atuais é possibilitada por um sistema de gestão (ERP) que melhora a gestão, padronização e organização de processos, ajuda na tomada de decisões estratégicas a partir das informações fornecidas pelo sistema sobre o negócio, funcionalidades e rotinas que automatizam processos da empresa — com o controle de estoque, preços, fluxo de entregas, etc.

Como usar o omnichannel

O omnichannel já deixou de ser um conceito e se tornou uma ação estratégica real e aplicável. Entenda como tornar sua operação omnichannel, para potencializar vendas e aumentar a lucratividade:

Explore plataformas

Pesquise quais são os lugares nos quais o seu consumidor é mais ativo, de qual conteúdo ele gosta e o que você pode fazer, entregando informação relevante ou divertida antes mesmo de ensaiar um processo de venda.

Permita uma transição sutil

Não force a caminhada do seu consumidor de online para o offline, ou de uma rede social para a sua loja online. Construa uma estratégia envolvente, que pode ser repetida diversas vezes.

Possibilite a compra

Ao apresentar informações, produtos ou serviços, lembre-se de mostrar de maneira clara como o consumidor pode ter acesso ao que você comercializa. Descomplique!

Unified commerce para potencializar o omnichannel

O unified commerce, ou comércio unificado, desponta para melhorar ainda mais a experiência do consumidor.

O consumidor, nesse caso, é colocado como o centro de todas as ações de uma empresa, em uma abordagem que procura envolver o cliente de várias formas e em todos os momentos.

Trata-se de uma ideia centrada na conexão total entre as formas de atendimento e consumo de uma empresa, o que gera economia e traz benefícios.

Como diferencial, com relação ao omnichannel, o unified commerce apresenta principalmente a questão da personalização, que permite que cada usuário seja impactado de maneira única, mais adequada e eficaz.

Assim como o omnichannel, os ERPs são uma necessidade para aqueles que querem dar um próximo passo em suas empresas — uma possibilidade para todos os portes e formatos de negócios.

Otimize seus processos com a TOTVS

Você já viu que a tecnologia pode trazer muitas vantagens para a sua empresa, certo? Para aplicar a experiência omnichannel no seu negócio e conhecer mais sobre essas estratégias, entre em contato com nossos especialistas!

omnichannel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *