Contrato de compra e venda: tipos, como fazer e modelo

Equipe TOTVS | 17 outubro, 2023

O contrato de compra e venda é um instrumento jurídico importante para transacionar bens e valores com segurança. Por meio dele, as partes fixam direitos e obrigações, estabelecendo um compromisso entre elas.

Quantas vezes você já precisou elaborar um documento para compra e venda de equipamentos usados em sua empresa? É algo comum em muitos segmentos, certo?

Mesmo fazendo parte da rotina empresarial, os gestores apresentam dúvidas comuns sobre este tipo de documento.

Pensando nisso, explicamos a seguir o que é contrato de compra e venda, como ele funciona, a melhor forma de elaborar o documento e muito mais.

Acompanhe!

O que é um contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda é um contrato pelo qual uma das partes transfere à outra o direito de propriedade de um bem móvel ou imóvel em troca de dinheiro. 

Em geral, esse instrumento é utilizado para finalizar a compra de um automóvel, um terreno ou outro bem de valor. 

E como funciona este contrato na acepção jurídica?

Nova call to action

Como funciona o contrato de compra e venda?

Sob a ótica do Direito, o contrato que tem como objeto a compra e venda de um bem é:

  • Bilateral: gera direitos e obrigações para ambas as partes;
  • Consensual: formado pelo simples acordo de vontade dos envolvidos;
  • Oneroso: existe uma prestação a cumprir à qual corresponde a uma vantagem (recebimento de valor em troca do bem).

Considerando essas características, podemos entender como funciona este contrato comercial: o vendedor transfere a propriedade do bem, e o comprador adquire a propriedade do bem. 

Ou seja, as duas partes ficam obrigadas a cumprir determinadas responsabilidades. 

Em um contrato de compra e venda de imóvel rural, por exemplo, o vendedor deve entregar o imóvel ao comprador no estado em que se encontra, e o comprador deve pagar o preço acordado pelo bem. 

Caso uma das partes não cumpra com suas responsabilidades, pode ser obrigada a pagar uma multa à outra parte. 

E se for um contrato de compra e venda com dois compradores? Basta determinar quais os direitos e deveres de cada parte.

Veja a seguir alguns exemplos deste instrumento jurídico.

Exemplos de contrato de compra e venda

No ambiente empresarial, são realizados diversos tipos de contrato, conforme a natureza do negócio. Veja alguns:

  • Contrato de compra e venda de veículos: empresas que possuem frota própria elaboram este tipo de documento com frequência.
  • Contrato de compra e venda de equipamentos usados: negócios que possuem maquinários realizam este contrato para vender seus equipamentos usados antes de comprar novos.
  • Contrato de compra e venda de imóvel: pode ser um contrato de compra e venda de terreno ou de imóvel rural, por exemplo. Permite várias formas de pagamento, como à vista ou financiado.

Esses são apenas alguns exemplos de contratos de compra e venda. Qualquer compra de insumos necessária às atividades empresariais se enquadram neste contexto, assim como a venda dos seus produtos aos consumidores.

O importante é saber como elaborar o documento para que ele garanta a segurança jurídica da transação.

Como fazer um contrato de compra e venda?

Você sabe quais informações devem constar no contrato para que a operação seja feita com sucesso e segurança? Quais os documentos necessários? 

Quando você está comprando ou vendendo um bem, é importante elaborar um contrato por escrito. Essa medida protegerá os direitos da sua empresa e garantirá que todas as partes cumpram com suas obrigações. 

Para saber como fazer um contrato de compra e venda, você deve estar ciente de que ele precisa das seguintes informações: 

  1. Nome da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica, bem como sua qualificação (CPF, CNPJ, endereço, inscrição estadual, dados pessoais e de contato dos sócios etc.);
  2. Descrição do objeto, que é o bem que está sendo comprado ou vendido (carro, imóvel, crédito bancário, bens móveis, serviços, seguro etc.);
  3. Preço do bem ( é interessante detalhar o que compõe o preço final), prazo e condições de pagamento (forma e prestações);
  4. Condições da transação, como por exemplo se a propriedade está sendo vendida “no estado em que se encontra” ou se há alguma outra cláusula que limita a responsabilidade do vendedor;
  5. Outros direitos e deveres das partes;
  6. Cláusulas anti riscos (pontuam possíveis problemas durante e depois da transação, com suas respectivas soluções, como ressarcimento de valores e sanções);
  7. Sanções e penalidades para o descumprimento ou distrato;
  8. Datas de conclusão da compra; 
  9. Assinatura eletrônica (ou física, se for o caso) das partes envolvidas.
  10. Anexos (em alguns contratos, como aqueles que envolvem imóveis, é interessante ter anexos sobre o bem, como escrituras, registros etc.)

Cada tipo de negócio, dependendo do objeto envolvido, apresentará um modelo de contrato diferente. Vamos ver um exemplo!

Modelo de contrato de compra e venda

A seguir, apresentamos um modelo de contrato de compra e venda envolvendo móveis de escritório:

QUALIFICAÇÃO DAS PARTES (qualificação completa das duas pessoas jurídicas envolvidas, com razão social, CNPJ, Inscrição Estadual, dados dos representantes)

As partes acima identificadas acordam o presente contrato, que será regido pelas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO DO CONTRATO (discriminação de cada móvel a ser adquirido, sua quantidade e o valor unitário)

CLÁUSULA SEGUNDA – DOS DIREITOS E DEVERES DAS PARTES (aborda o prazo de entrega dos móveis, as condições dos produtos e outros pontos importantes)

CLÁUSULA TERCEIRA – DO PREÇO E DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO (valor a ser pago pelo comprador pelo total da compra, descrição da forma de pagamento e parcelamento, se for o caso)

CLÁUSULA QUARTA – DA RESCISÃO (cláusula para resguardar as partes em caso de distrato, com hipóteses permitidas e sanções)

CLÁUSULA QUINTA – DAS PENALIDADES (penalidades de descumprimento do contrato, seja em caso de rescisão ou de atraso no pagamento, por exemplo)

CLÁUSULA SEXTA – DA RESOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE CONFLITOS (cláusula que traz uma forma alternativa para resolver eventuais conflitos relacionados ao contrato, como é o caso da arbitragem ou da mediação)

CLÁUSULA SÉTIMA – DO FORO

Local e data.

Assinaturas do vendedor, do comprador e das testemunhas

8 informações sobre contratos de compra e venda

A seguir, esclarecemos algumas dúvidas comuns sobre o contrato que envolve a compra e a venda de um bem móvel ou imóvel, confira!

1. O que é distrato de contrato de compra e venda?

Distrato de contrato de compra e venda ou rescisão contratual é a atitude de encerrar a relação estabelecida previamente entre duas ou mais partes envolvidas no contrato.

Com o distrato, as obrigações, os vínculos e os compromissos acertados anteriormente perdem a validade.

2. É possível fazer anulação de contrato de compra e venda por dolo?

Sim. Os artigos 145 a 150 do Código Civil tratam da possibilidade da anulação do negócio quando houver dolo.

Art. 145. São os negócios jurídicos anuláveis por dolo, quando este for a sua causa.

3. Contrato de compra e venda tem valor jurídico?

O contrato de compra e venda tem valor jurídico quando registrado em cartório ou quando assinado por meio de assinatura digital, em caso de contrato online. 

Vale lembrar que a assinatura digital (realizada mediante uso de certificado digital no padrão ICP-Brasil) dispensa o reconhecimento de firma, de acordo com a Medida Provisória (MP) nº 2.200-2/2001. 

4. Como faço para registrar um contrato de compra e venda?

Basta ir ao cartório relativo ao objeto (como o Cartório de Registro de Imóveis) para registrar o documento.

Lembre-se de que o contrato de compra e venda tem valor jurídico quando registrado em cartório, garantindo ao comprador o direito real de compra.

Mais uma vez, se as partes utilizarem a assinatura digital, que utiliza um certificado emitido por autoridade vinculada à ICP-Brasil, não há necessidade de reconhecimento cartorário.

5. Quem paga o contrato de compra e venda?

As despesas com escritura e registro em caso de compra e venda de imóvel são assumidas pelo comprador.

6. O que precisa para um contrato de compra e venda ser válido?

Este contrato é válido quando as partes realizam sua assinatura com validade jurídica, o que pode ocorrer por meio de plataformas de assinatura digital.

Em algumas situações, será preciso fazer a autenticação de documentos ou o reconhecimento de firma, como no caso das transações imobiliárias. Nela, inclusive, há particularidades sobre a validade.

O contrato particular com objeto de valor acima de 30 salários mínimos terá validade de um contrato de promessa de compra e venda até que seja feita uma escritura junto a um ofício de notas. A partir de então, ele terá plena validade.

7. Qual a garantia de um contrato de compra e venda?

As partes podem estabelecer alguns tipos de garantia no contrato, tais como a fiança ou a garantia real.

Na fiança, um terceiro garante o cumprimento da obrigação pelo devedor se este não a cumprir. Na garantia real, há vinculação de determinado bem do devedor ao pagamento da dívida.

8. Perdi o contrato de compra e venda, e agora?

Em caso de perda de contrato, é preciso adotar os seguintes passos:

  1. Notifique formalmente a outra parte;
  2. Peça à parte a entrega do documento original para fazer uma cópia autenticada, ou 
  3. Vá até o cartório, se o contrato foi registrado, para pedir uma segunda via.

Em caso de imóvel, tenha em mãos seus documentos pessoais e as informações sobre o bem.

Saber o que é contrato de compra e venda e quais as cláusulas fundamentais para elaborar o documento é fundamental.

Porém, a validade jurídica do contrato está vinculada às assinaturas das partes, que, por meio delas, manifestem seu aceite com as cláusulas.

No ambiente empresarial, não há mais espaço para perda de tempo e produtividade com as coletas manuais de assinatura, certo?

É por isso que muitos gestores utilizam contratos com assinatura digital em seus negócios, o que é possibilitado pela solução da TOTVS Assinatura Eletrônica! 

TOTVS Assinatura Eletrônica

A validade jurídica dos contratos, em muitos casos, dependem do reconhecimento de firma ou da autenticação em cartórios. Isso porque a assinatura é um elemento indispensável para que um negócio jurídico seja realizado.

Mas, as empresas que elaboram contratos diariamente gastariam muitos recursos e tempo nos processos manuais de assinatura. Afinal, o motoboy precisa coletar o documento, levá-lo para a outra parte assinar e trazê-lo de volta.

Já pensou em conferir mais produtividade e agilidade em sua rotina e automatizar o processo de assinatura? Essa é a proposta do TOTVS Assinatura Eletrônica!

Essa plataforma centralizada de gestão de assinaturas eletrônicas confere segurança e validade jurídica aos documentos. 

Com ela, é possível utilizar assinaturas com certificado digital, inclusive, para substituir o reconhecimento de firma. E o gestor consegue centralizar todos os arquivos em um só lugar!

Ou seja, é mais fácil e ágil validar os atos empresariais com a solução da maior empresa de tecnologia do Brasil!

Conheça o TOTVS Assinatura Eletrônica e experimente gratuitamente a ferramenta por 30 dias!

Conclusão

Para realizar um contrato de compra e venda, o gestor deve conhecer as cláusulas imprescindíveis do documento, bem como seus diversos tipos.

Ele pode ser elaborado para as transações envolvendo bens móveis e imóveis, e cada uma delas apresenta uma particularidade. Em caso de imóveis, por exemplo, é preciso ter uma escritura feita em cartório.

Seja qual for o objeto do contrato, há algo comum a todos eles: a necessidade das assinaturas para garantir sua validade.

Se você precisa garantir a agilidade na assinatura dos seus contratos empresariais, conte com a tecnologia e as soluções da TOTVS para aumentar a produtividade das suas equipes.

Que tal ver como fazer a automação de contratos

Acompanhe o blog da TOTVS e assine a nossa newsletter!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.