sistema para supermercado

Como escolher o melhor sistema para supermercado?

Equipe TOTVS | GESTÃO SUPERMERCADISTA | 04 dezembro, 2019

Se você atua no setor varejista, deve saber que a competitividade nesse ramo é alta. Crises econômicas e o avanço da tecnologia deixam o empresário em constante atenção. Ao contar com um bom sistema para supermercado, porém, você consegue passar por todas essas fases com tranquilidade.

Se você quer tocar seu negócio otimizando seus processos e obtendo maior lucratividade, acompanhe o texto a seguir que preparamos para você.

Quais são os módulos do sistema para supermercado?

Um sistema de gestão para supermercados proporciona diversos benefícios. Entre eles estão o aumento da produtividade, tomada de decisão assertiva, redução da quebra de ruptura e custos operacionais.

Mas quais são os módulos mais importantes que devem compor um software para supermercado? Confira a seguir:

Comercial

No módulo comercial você consegue realizar pedidos, gerenciar estoques, fazer gestão de preços e promoções. A gestão de produtos, fornecedores e contratos também entra nessa jogada, sendo possível acompanhar as vendas do supermercado em tempo real.

Logística

Nessa seção é possível conferir as remessas e produtos por meio de dispositivos móveis, fazendo a gestão completa de operadores logísticos e centro de distribuições.

Operações

Aqui é possível gerenciar as etiquetas de preço e balanças, além de verificar divergências, fechamento de caixa e devoluções de venda. Você também tem acesso à nota fiscal eletrônica integrada à SEFAZ.

Financeiro e contábil

Com os módulos de financeiro e contábil você faz um controle bastante seguro de fluxo de caixa e contas a pagar e receber. As operações bancárias são integradas com bancos, facilitando a gestão da tesouraria. Tudo o que acontece no supermercado tem impacto nos demonstrativos em tempo real. 

Fiscal

Nesse módulo é possível fazer toda a escrituração, conferência e auditoria fiscal. Assim, você não deixa de entregar todas as obrigações legais, como ICMS, SPED Sintegra etc.

Nova call to action

Gestão de Pessoas

É importante que um sistema para mercado também conte com uma funcionalidade que controle o cadastro de funcionários e ajude na gestão de férias, horários e folha de pagamento.

Como escolher um sistema para supermercado?

Várias soluções podem facilitar a sua vida quando falamos do segmento de varejo. Um sistema de automação comercial para supermercados, controle de estoque ou frente de caixa são ótimas opções.

Mas antes de fazer a escolha da solução que vai adquirir, é importante refletir com consciência sobre as dores do negócio que você quer resolver. Avalie as prioridades do seu supermercado que devem receber atenção. O sistema exige uma capacitação maior da equipe, mas traz várias vantagens, como já explicamos.

Além disso, um sistema eficiente deve armazenar os dados do negócio de forma segura. Como o fluxo de informação em um supermercado é muito grande, devido a tantas vendas, compras com os fornecedores e pagamento de salários, é fundamental se atentar a esse ponto.

Trabalhar com dados é peça-chave para entender o comportamento do seu consumidor e melhorar cada vez mais a relação da sua marca com ele. O software que você escolher precisa ser capaz de realizar o cadastro não só de clientes, mas também de fornecedores. 

Esse processo deve ser simples e ágil para que o processo se torne eficiente e não cause a insatisfação dos clientes. A ferramenta também deve permitir a inclusão de todos os dados relevantes.

Estrutura necessária para utilizar o software

Pense nos equipamentos que serão exigidos para utilização do ERP para supermercados

O sistema da TOTVS pode seguir nos modelos on cloud e on premises, e você deve pensar com cuidado qual tipo se encaixa melhor no seu negócio. 

No primeiro caso, a hospedagem é na nuvem e não exige um servidor local, ou seja, mais economia. Para um supermercado de maior porte, com operações mais complexas, a segunda opção também tem vantagens, pois dispensa o uso de internet e diminui o risco do seu PDV ficar descoberto. Cabe a você avaliar qual escolha se adequa melhor às suas necessidades.

Atendendo às regras da legislação

O supermercadista brasileiro precisa cumprir com uma carga tributária complexa. Seu não-cumprimento pode gerar multas e a proibição da emissão de notas.

Como um supermercado tem um número muito grande e variado de produtos, a tributação muda de acordo com o item. É essencial, portanto, contar com um sistema que esteja preparado para atender essas exigências.

Implantação

O sistema de gestão é uma ferramenta complexa, mas não age por si só. Os colaboradores que devem criar valor com o sistema. Procure engajar seu time no processo de implantação, mostrando todos os benefícios que a nova ferramenta vai proporcionar.

Sistema para supermercado: confie na TOTVS!

O TOTVS RMS é capaz de atender a demandas específicas do dia a dia dos supermercados. Por trazer a gestão e visão integradas da empresa como um todo, o software da TOTVS é indicado para supermercados de qualquer tamanho.

Com uma solução que unifica os módulos; erros, retrabalhos e demora na realização de tarefas acabam. O TOTVS RMS é uma base padronizada de dados, com segurança, praticidade e acesso centralizado. Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma informação!

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *